Palestras



A Meu spa tem uma grande variedade de palestras que visam levar para empresas os caminhos para uma vida mais saudável e tranquila.

Sempre utilizando uma linguagem atual e alinhada com os mais mordenos conceitos empresariais, levamos conteúdos dinâmicos e práticos que somados ao know-how da nossa equipe, convertem-se em ações imediatas na mudança de comportamento rumo a uma consciência motivacional, atitudes e resultados.



ERGONOMIA E ATIVIDADE FÍSICA



Dr. André Camelo


Fisioterapeuta há 14 anos, especializado em reabilitação cardíaca, pulmonar e terapia Intensiva. Tendo trabalhado em CTI´s, Unidades Coronarianas e Cirurgia Cardíaca em 9 hospitais. Fez Iniciação ao mestrado no Laboratório de Eletrofisiologia Cardíaca Antônio Paes de Carvalho no Instituto de Biofísica na UFRJ. Fundou em 2008, a Equipe Saúde Plena, especializando-se então também em Atenção à Saúde do trabalhador e Ergonomia. Possui mais de 300 palestras ministradas e mais de 2000 eventos realizados. Sua última especialização é a Osteopatia.




Tema - Qual a relação entre dores e a forma que você respira?

Qual a relação entre dores e a forma que você respira? Você sabia que muitas das dores que você sente podem ser iniciadas por causa da maneira que você respira, isso por causa dos músculos, nervos e outros tecidos ligados à respiração. Você pode melhorar dores ou cansaço, apenas melhorando a maneira como você respira!




Rafael Palma - Ergonomista e Coach


Rafael Palma é Coach pela Universidade Makenzie e a 10 anos é um dos sócios e Diretor de Operações da Meu Spa Serviços de Qualidade de Vida. É Ergonomista pela IBC, onde se especializou em Psicofisiologias relacionadas ao trabalho. É Eng. de Telecomunicações pela UNESA, Analista de Processos e Negócios. Especialista em comportamento humano e nas interações no contexto corporativo, especialmente dos hábitos relacionados ao bem estar e Qualidade de Vida no ambiente de trabalho. Só em 2017 mais de 400 pessoas foram impactadas por seu trabalho como palestrante.



Tema - Como a Ergonomia está relacionada aos meus comportamentos?

Uma abordagem de alto impacto a respeito dos nossos Comportamentos Posturais. Nem sempre temos consciência das posturas que assumimos no dia-a-dia e quando menos percebemos, já estamos esparramados há horas na cadeira.


Tema - Treinamentos em Ergonomia com Certificados e Workshops

Treinamentos de capacitação para Equipes de Segurança do Trabalho que necessitam realizar Análises Ergonômicas do Trabalho com base na NR17 e nas normas internacionais.




NUTRIÇÃO

Dra. Vânia Mattoso - Nutricionista


Dra. Vânia Mattoso é Nutricionista pela UNIRIO/RJ, Mestre em Nutrição pela UFF, Doutora em nutrição pela UFF, Pós graduada em nutrição funcional pela VP/UNICSUL, Pós graduada em nutrição esportiva funcional pela VP/UNICSUL e Docente das pós graduações em nutrição funcional e esportiva funcional pela VP/UNICSUL.





Tema - Alimentos infaliveis para combater o colesterol alto

Sempre conhecemos alguém com algum problema de colesterol, não é mesmo? Por conta do crescente numero de obesos no nosso pais e dos maus hábitos alimentares, cada vez mais pessoas sofrem desse mal! É preciso estar atento mesmo ao colesterol no sangue pois seu excesso esta relacionado a doenças do coração. As doenças cardiovasculares são as que mais matam no Brasil atualmente. Entao vamos falar dos alimentos que devemos usar para ficarmos sempre com nosso coracao feliz?!


Tema - Mitos e verdades sobre nutrição

Nas redes sociais, todas pessoas se tornaram um pouco medicos ou nutricionistas! Ja percebeu?! Porem, grande parte da informacao que e veiculado na midia sao mitos da nutricao. Vamos conversar um pouquinho sobre eles?


Tema - Comer fora de casa as vezes parece um desafio

Comer fora de casa as vezes parece um desafio nao e?! Mas e muito mais facil do que parece!! Seguindo algumas regrinhas basicas, conseguimos nos alimentar bem sem deixar de ser saudável! Pra comecar, nosso prato deve ser o mais colorido possivel! Essa regra e basica! A ideia de que quanto mais cor, melhor é maravilhosa ja que cada cor de alimento esta ligada a um composto bioativo diferente. E cada composto bioativo tem um efeito diferente no nosso organismo.




Dra. Priscilla Vogt - Nutricionista


Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometida com o sucesso do tratamento de seus pacientes. Experiente como Nutricionista Clínica em Hospitais, academia, cozinhas industriais como nutricionista responsável técnica na supervisão de produção e planejamento de cardápios, e em restaurantes comerciais como consultoria em Qualidade.




Tema - Alimentação para uma vida saudável - Menos açúcar por favor!

O consumo excessivo de doces é um dos principais problemas no momento de iniciar uma reeducação alimentar. Se por um lado é quase impossível evitar, por outro lado quando começamos a comer, é muito difícil consumir com moderação. Mas a gente já sabe que a diabetes além de estar associada ao excesso de peso e estilo de vida das pessoas, também está relacionada ao consumo excessivo de açúcar. Se você se identificou com esse assunto ou conhece alguém que não pode ver um doce, fique aqui e descubra algumas dicas pra diminuir o consumo de açúcar.


COMPORTAMENTO SEGURO


Márcio Mello - Técnico de Segurança do Trabalho


Com quase 20 anos atuando na área de segurança do trabalho, Márcio é um profissional com formação técnica e grande experiência na área de emergências como coordenador de Brigada de incêndio e gestor do SESMT de grandes fábricas químicas, de alimento e petrolíferas, além de ter participado da implantação de processos e certificação de segurança e meio ambiente em diversas empresas, como Ambev, L'Oréal, Ultragas e Essilor Varilux.




Tema - Segurança para a Vida

Vida!! Quantas vezes falamos essa palavra e não nos damos conta dos diversos significado que ela pode ter, por exemplo: Vida boa – é uma vida ociosa, sem trabalho ou bastante proveitosa; Vida de cão – é uma vida penosa, dura, trabalhosa, de maus tratos ou miserável; Vida pública – é o exercício de qualquer cargo ou funções ligadas aos interesses Público. Vida eterna – é a existência eterna; Danado da vida – é estar furioso, zangado, indignado; Mas, qual é a definição de “vida”? É o estado de atividade incessante comum aos seres organizados. É o período que decorre entre o nascimento e a morte. É o tempo de existência ou funcionamento de alguma coisa. Normalmente esse período não é muito longo e por isso muitas vezes falamos que “como a vida passa rápido!” Assim, precisamos cuidar e proteger bem de nossa vida e nossa saúde e algumas coisas são importantes para mantê-la segura.


Tema - Atenção e Concentração para Acidente Zero

Tão perigoso quanto a falta do uso dos EPIs é a desatenção no ambiente de trabalho. Não se concentrar na atividade que você está desempenhando é um dos motivos mais comuns de acidentes. De nada adianta estar totalmente equipado e em um ambiente seguro, se você se distrai com facilidade. É a união de conhecimento, concentração e proteção adequados que se formam as condições ideais de trabalho.


Tema - Checklist de Segurança

Fazemos Checklist para conferência de assuntos ou itens de menos e de mais importância diariamente, conscientemente ou não, por exemplo: Quando saímos para o trabalho, conferimos se estamos levando nossos pertences como canetas, agendas, notebook, baterias, chaves, cartões; Quando vamos às compras, se quisermos ter uma boa economia e comprarmos os itens corretos, e principalmente, não esquecermos nada, levamos uma lista para checarmos se está dentro do planejado. Um carro quando vai para manutenção, existe um checklist de itens obrigatórios que o fabricante exige que seja visto de tempos em tempos. E o que dizer da segurança? O que é um checklist? Por que é importante? Quais itens se fazem necessário que sejam observados?


Tema - Segurança da Equipe

A capacidade de trabalho em equipe é a cada dia mais essencial, para a obtenção de resultados sólidos. O espírito de time agrega valores que alavancam resultados significativos dentro de qualquer organização, e estar disposto a trabalhar em equipe é uma característica essencial ao trabalhador moderno. Porém o convívio em grupo nem sempre é fácil e vários motivos podem desestimular o bom trabalho em equipe e colocar em risco sua segurança. Assim sendo, o que é um trabalho em equipe? Por que é importante? E como podemos contribuir para desenvolver a segurança e um bom trabalho em equipe?


Tema - Uso de EPI

Descuido, falta de equipamentos de segurança e até exaustão provocam 700 mil acidentes de trabalho por ano em todo o país. O Brasil é a quarta nação do mundo que mais registra acidentes durante atividades laborais, atrás apenas da China, da Índia e da Indonésia. Uma das formas muito eficazes para evitar ou minimizar as lesões é o uso do Equipamento de Proteção Individual durante as atividades no trabalho. Vamos falar um pouco do Equipamento de Proteção Individual, mais conhecido como EPI. Como podemos definir o que é EPI? Quais as obrigações para o empregador e empregados?



José Manuel - Consultor de Cultura de Segurança

Engenheiro Elétrico com especializações no Brasil, EUA, Espanha, França e Áustria. Possui 43 anos de experiência, incluindo gestão na área de geração de energia elétrica de fonte nuclear em Furnas Centrais Elétricas S.A., Eletronuclear S.A. e Agência Internacional de Energia Nuclear, AIEA, órgão da ONU. Vasto histórico de condução de aulas e palestras sobre Cultura de Segurança, desenvolvimento de documentação e metodologias e revisão da Segurança Operacional no Brasil e em outros paises, incluindo os EUA, Paquistão, Coréia do Sul, Bulgária, Áustria, Argentina, China, México e Espanha.



Tema - Cultura de Segurança

É um tema bastante presente no dia a dia das organizações, mas de onde surgiu? O que exatamente compõe esta tal Cultura de segurança? Cultura de segurança pode ser definida como o conjunto de crenças, atitudes, normas e práticas de trabalho que são compartilhadas pelos funcionários e a administração de uma organização, onde cada funcionário desempenha um papel determinante na garantia da segurança de todos. Na implementação de bom programa se segurança podemos destacar 3 grandes fases. 1° Fase Gestão das instalações, onde é feita a intervenção nos maquinários e nas estruturas físicas; 2° Fase Otimização dos Sistemas, onde criaremos a forma de gerir nossos programas; 3°Fase Intervenção em comportamento.




QUALIDADE DE VIDA


Gerardi Pereira - Palestrante


Gerardi Pereira é Diretor Executivo da GDG Desenvolvimento Humano, Palestrante e Ilusionista com 31 anos de experiência. É Mestre em Tecnologia, Gestão e Inovação pelo CEFET/RJ; possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV; é Bacharel em Marketing pelo Centro Universitário da Cidade. Professional & Self Coach e Team Coach Certification (Instituto Brasileiro de Coaching – IBC e pelo Dale Carnegie Training).




Tema - A Magia da Qualidade de Vida

Todos buscamos qualidade para nossas vidas, mas, cá entre nós, essa busca tem sido cada vez mais difícil, não é verdade? Por que é tão desafiador ter qualidade de vida? Na correria do dia a dia, tanta pressão, tantos imprevistos de última hora, você acaba não dando prioridade ao que realmente importante para você e sua vida se torna um eterno apagar de incêndios. Provavelmente você quer ter uma vida com a qualidade que deseja, mas não deu continuidade a esses projetos, que você agora não já sabe mais o que fazer.



Giselle Felix - Fisioterapeuta


Empreendedora na área da Saúde, fisioterapeuta formada desde 2005. Sócia fundadora da Meu Spa, que desenvolve há 10 anos, metodologias exclusivas de trabalho para atendimento às corporações, baseada em pesquisas recentes relacionadas ao aumento de produtividade das pessoas em seus trabalhos, através do Envelhecimento Ativo. Responsável pelo desenvolvimento de novos negócios ligados à saúde, bem estar e felicidade corporativos, cumprindo a missão da transmissão do legado de longevidade àqueles que desejam mais vitalidade. Participa do movimento Observatório da Saúde escrevendo artigos semanais para a coluna Programa Saúde do Futuro.



Tema - Segunda-feira sem Carne

Segunda-feira é mundialmente conhecido como o dia para mudanças, dia para tomarmos decisões, começarmos transformações e novidades. A proposta de hoje é tentar algo que trará um enorme benefício não só para a sua saúde, mas para todos, incluindo o planeta: retirar a carne do cardápio de segunda-feira. A cada vez que nos deparamos com notícias sobre a crise ambiental em jornais, revistas, na televisão ou no rádio, não conseguimos, em geral, perceber a relação entre o nosso cotidiano e este quadro, cada dia mais grave. Muitas vezes, remetemos à responsabilidade de outros sem olhar para os nossos hábitos em nossas casas, trabalhos e comunidades. Atribuímos, paradoxalmente, à coletividade, uma responsabilidade que não adotamos para as nossas vidas.


Tema - Mais motivos para aproveitar as atividades ao ar livre

A vitamina D é o hormônio esteroide mais potente do nosso corpo – e o SOL é a sua maior fonte. Sim, apesar do nome vitamina, ela é considerada um hormônio porque é produzida pelo nosso próprio organismo, a partir do contato dos raios solares com a pele. Mesmo no Brasil – o “País tropical abençoado por Deus” , quase 10 em cada 10 brasileiros apresenta hoje falta de vitamina D. Informar à população sobre os benefícios de vitamina D poderia salvar dezenas de milhares de vidas, e economizar milhões para os sistemas de saúde, evitando mortes por doenças graves. Por isso vamos falar aqui sobre o tema, pois essa é nossa missão de vida contribuir com um mundo mais saudável.


Tema - Teorias Comportamentais que modulam o engajamento em Saúde

Em 2013, a Sociedade Americana de Cardiologia chegou à seguinte conclusão: não é possível fazer prevenção se não mudarmos os padrões de comportamentos dos pacientes. Quando o paciente não segue a prescrição médica, o impacto além de econômico, se torna social. Existem inúmeras teorias que tentam explicar o comportamento, mas são 4 as mais utilizadas: Modelo de crença em saúde (The Health Belief Model) - Para o indivíduo mudar o seu comportamento em saúde, precisam “acontecer” algumas coisas: primeiro, ele precisa perceber que está em risco quando está sedentário. Isso é o principio da educação em saúde, ou seja, quando o indivíduo consegue perceber seus riscos.



Selene Franco - Psicóloga


Psicóloga Clínica , Especializada em Dependência Química, Pós-graduada em Prevenção de Drogas, MBA em Gerência de Saúde. Diretora da Evolução Clínica & Consultoria Ltda. Presidente da ABRAD (Associação Brasileira de Álcool e Drogas) – 1998-2000 e de 2004-2006. Diretora Institucional da REDEPETRORIO – 2017-2019.




Tema - Doenças Secualmente Transmissíveis (DST)

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) agora chamadas de ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis, são doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos que se transmitem, principalmente, através das relações sexuais sem o uso de preservativo, onde uma das pessoas encontra-se infectada. Geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas ISTs podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até mesmo a morte.


Tema - Dependência Química

As pessoas começam fazendo uso social de drogas, e deste uso, pode virar um hábito, como por exemplo: beber durante o almoço de trabalho, outras que já não vêem problema em beber e dirigir, beber antes de pegar o turno do trabalho, para ir mais relaxado. Estas formas de uso deixaram de ser sociais e se tornaram crônicas. Hoje em dia, as empresas têm programas para ajudar na informação e na recuperação de quem precisa, quando se trata de um dependente químico.




HIGIENE MENTAL


Damien Desnos - Instrutor de Mindfulness

Damien Desnos é Francês, com Mestrado em Comércio Exterior. Após 10 anos de trabalho em empresas multinacionais do setor da energia e da saúde como business development manager, resolveu dar um giro de 180° em sua vida. Deixou seu emprego, deixou seu apartamento, arrumou a sua mochila e partiu para uma viagem de um ano pela Ásia, aperfeiçoando suas técnicas de meditação na Índia, no Nepal e no Cambodja (entre outros países). Ao voltar para a Europa fechou esse ciclo caminhando em plena consciência mais de 900 km no caminho de Santiago de Compostela. Toda essa experiência foi reveladora e o ajudou a tomar a decisão de instalar-se definitivamente no Brasil, e finalizou sua formação com o lama neozelandês Janchub.



Tema - Mindfullness

Como você se sente no seu corpo? Você consegue encontrar uma postura confortável com facilidade? Algumas pequenas práticas pode ser feita sempre antes de uma meditação para encontrar uma postura adaptada, mas também, praticar exercícios de Mindfullness regularmente, vai lhe ajudar a encontrar uma postura adaptada, que seu próprio corpo escolheu, e vai entrar em contato delicadamente com o seu corpo, suas sensações, seus pensamentos e emoções, como uma pequena prática meditativa antes de começar a trabalhar.




Renata Viegas - Psicóloga


Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar, com 10 anos de experiência. Também é arteterapeuta e orientadora profissional. Trabalha com orientação aos pais, dando palestras em escolas. Trabalha com dinâmicas de relaxamento e palestras empresas. Atua em projetos sociais auxiliando crianças, adolescentes e adultos no seu autoconhecimento. É coordenadora do setor de psicologia da Equipe Saúde Plena.




Tema - Depressão x Tristeza

A depressão é um transtorno de humor persistente que reflete em uma perda de interesse nas atividades, prejudicando significativamente o dia a dia da pessoa. Importante colocar que muitas pessoas hoje em dia ao olhar alguém triste, associam logo ao transtorno depressivo, e não é necessariamente. A tristeza pode fazer parte do nosso dia, surgir como algo momentâneo, passageiro.




Raquel Castro - Coach e Analista Comportamental

Raquel é fundadora da RC Coaching & Educação Corporativa, Gestora de RH, Especialista em Gestão de Varejo; Analista Comportamental com certificação internacional, Executive Coach Membro da Sociedade Brasileira de Coaching e Coordenadora de Desenvolvimento Humano no Grupo de Excelência em Franquia do CRA/SP. Entre outras plataformas de desenvolvimento, Raquel é Idealizadora da Mentoria GEF (plataforma de desenvolvimento técnico e comportamental para franqueados), da Mentoria #Virandoojogonovarejo e da plataforma Liderança IMPAR. Como facilitadora e palestrante, ela acumula mais de 15 anos de experiência, atuando em eventos de Universidade Corporativa e no âmbito acadêmico; conduzindo inúmeros cursos, workshops e palestras.


Tema - Condicionamento Emocional

Quando a gente toma as nossas decisões certas ou erradas, no fundo estamos buscando ser feliz. Na Perspectiva do condicionamento emocional a felicidade é composta de alguns fatores: limites estabelecidos, assim disse Martin Seligman, pai da Psicologia positiva, circunstâncias e variáveis voluntárias.




Claudio Dipolitto - PhD em Engenharia de Produção


Doutor em Filosofia (PhD, DSc) em Engenharia de Produção, Gestão de Inovação, em Startups de Tecnologia. Mestre em Ciências em Informática, Engenharia de Software Aplicada à Educação (PUC -RJ); Bacharel em Ciência da Computação e Matemática (USP). Pesquisador, professor e consultor em Inovação; Novos modelos de negócios; Indústrias Criativas, Aprendizagem Baseada em Projetos. Coordenador de cursos na FGV In Company. Por 5 anos coordenou o MBA em Gestão e Produção Cultural na FGV Business School.Pesquisa inovação em modelos de negócios de indústrias criativas, no LUDES, Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação, no PESC / COPPE / UFRJ.




Tema - Inovação Centrada em Propósito

Inovação Centrada em Propósito é uma metodologia que parte de duas perguntas simples: "O que você ama?" e "O que o mundo precisa?". Quando eu amo fazer algo que o mundo precisa, isso define um propósito na vida. Mas cada um de nós pode amar várias coisas e o mundo precisa de TANTAS coisas. Por isso, quando a gente escolhe um propósito, ele orienta nossa ação e nossa inovação.


 
 
 

RUA SENADOR DANTAS, 117 | SALA 838 | CENTRO | RIO DE JANEIRO | RJ | +55 21 3178-1143